COMITÊ DE SEGURANÇA DO FUTURO

O Comitê de Trabalho- GT- Segurança do Futuro é um grupo de pesquisa multidisciplinar e interinstitucional que oficializa sua constituição o dia 13 de setembro deste ano no salão azul da UZP , quando foi celebrado o I Encontro para promoção da mudança nos protocolos policiais que são praticados no policiamento ostensivo contra a população negra no estado de São Paulo.

O idealizador da iniciativa foi o Reitor da Universidade Prof. Dr. José Vicente que oportunizou a aproximação de representantes da Segurança Pública e Professores de Universidades de referência do estado de São Paulo junto com Professores que fazem parte da própria UZP, para dialogar e em conjunto construir soluções concretas e exequíveis para aprimorar nosso sistema de segurança pública.

É um projeto de pesquisa abrangente, com duração de um (1) ano, inserido no NUpON, coordenado pela Profa. Dra Felicia Ponce.

No início estava constituído unicamente por representantes da Policia Militar, liderados pelo Cel. Leandro Gomes Santana (Diretor de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos) Após um mês este grupo foi se ampliando somando ao Comitê equipes da Segurança Privada, coordenados pela Profa. Susana Durão (UNICAMP, SVC) e o Mestre Josué Correia Paes (HC,USP) respectivamente.  Recentemente incorporou-se a  equipe da Segurança Municipal, dirigida pela Comandante da Guarda Civil Metropolitana , Inspetora Superintendente  Elza Paulina de Souza.

Foi elaborado um Regimento Interno aprovado por todos os membros que explicita a natureza do trabalho, objetivos, eixos temáticos, responsabilidades dentre outros assuntos que normatizam o cabal funcionamento do Comitê.

Para este final de ano, foram  priorizados alguns dos eixos temáticos que compõem o escopo do trabalho, dando assim inicio à execução da pesquisa de campo que fixou como data de entrega para o primeiro relatório parcial dos trabalhos o dia: 29 de janeiro de 2021.